Em informática, a interface gráfica do utilizador (abreviadamente,GUI, de Graphical User Interface) é um tipo de interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais.
A interacção é feita geralmente através de um rato ou um teclado, com os quais o usuário é capaz de seleccionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Esses símbolos são designados de widgets e são agrupados em kits.
Quanto à Interactividade pode-se afirmar que está quase sempre associado às novas mídias de comunicação. Pode ser definida como:
“uma medida do potencial de habilidade de uma mídia permitir que o usuário exerça influência sobre o conteúdo ou a forma da comunicação mediada.”
Realidade Virtual é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. O objectivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adoptar essa interacção como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interacção é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário.
Para concluir, os dispositivos que podem ser utilizados na Realidade Virtual podem ser, por exemplo:
Capacetes VRM;
Luvas VRML;
Mouses controladores VRML;
Kits VRML;
Simuladores VRML;
Roupa VRML;
Anel VRML;
Sem comentários:
Enviar um comentário