quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Conceitos Básicos de Multimédia:

Multimédia:

Multimédia é por definição o que resulta da combinação em computador (ou controlada por ele), de vários meios num resultado que apela a um ou vários sentidos. No entanto, e nesse sentido, considerando aquilo em que se tornou um computador hoje, é evidente que é demasiado restritivo falar e limitar o conceito de multimédia apenas a vídeo, áudio ou animação (para os meios dinâmicos) ou a texto, gráficos ou fotografia. Mas, por outro lado, é demasiado abrangente…
  Tipos de Media:

Tipos de media quanto à sua natureza espácio-temporal:

  • Estáticos (discretos ou espaciais) - são constituídos por elementos de informação independentes do tempo , que apenas variam na sua dimensão espacial, tais como parágrafos de texto, modelos gráficos ou conjuntos de pixeis. Estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado. Para estes conteúdos, o tempo não faz parte da sua semântica, sendo a sua localização espacial o aspecto que importa considerar.
  •  Dinâmicos (contínuos ou temporais) - incluem os tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua longo do tempo. Por outras palavra, o tempo faz parte do próprio conteúdo. Se a informação temporal se alterar, isto é, se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo dinâmico for modificada, o significado do conteúdo pertencente a um dos tipos de media dinâmicos também se altera. Em suma o tempo faz parte da sua semântica.
  • Quando se apresenta uma sucessão de imagens ou de modelos gráficos no ecrã, cria-se a impressão de movimento. Por isso, também é comum identificar os tipos de media dinâmicos utilizando, respectivamente, as designações de imagens em movimento para vídeo digital e gráficos em movimento para animação.
  
Tipos de media quanto à sua origem:

  • Capturados - são aqueles que resultam do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo,os scanners as câmaras digitais e os microfones, e de software específico. Ex: Imagens, vídeo e áudio.
  •  Sintetizados - são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos. Ex: Texto, gráficos e animação. Contudo, na prática, este esquema encontra-se desfasado da realidade pois o áudio e a imagem podem ser sintetizados por computador com as tecnologias actuais e o texto pode ser capturado do mundo real através de dispositivos de reconhecimento óptico de caracteres (OCR).

              Modos de Divulgação dos Conteúdos Multimédia:


Os modos de divulgação dos conteúdos multimédia podem ser dividido em duas partes:divulgação online e a divulgação offline.
· Online:

Em termos gerais quando falamos em divulgação de conteúdos online estamos a falar sobre a World Wide Web, mas este não é a única forma de o fazer. Aliás, nem é necessário estar ligado à rede informática para se ter uma divulgação multimédia online. Basta simplesmente colocar monitores ligados a computadores que sem estarem ligados à rede têm a informação gravada no seu disco.

· Offline:

A divulgação de conteúdos multimédia Offline é feita através de unidades de armazenamento maioritariamente do tipo digital. No caso da divulgação de conteúdos Offline os suportes que são utilizados na grande maioria das vezes são os CD's e DVD's.


  • Sistemas de Multimédia Linear: É um sistema passivo com um nível de transferência onde o utilizador recebe a informação, instrução, suporte e entertenimento sem qualquer controlo sobre o conteúdo da apresentação.
  • Sistemas de Multimédia Não-Linear: É um sistema com um nível de tranferência de informação mais elevado. O utilizador pode participar activamente na apresentação, tendo a possibilidade de optar pela manipulação de diferentes conteúdo. A linearidade multimédia pode ser entendida como o facto do utilizador apenas receber a informação que é transmitida pelo computador, não podendo alterá-la nem decidir como a acção se desenrola. Existe não-linearidade multimédia quando o utilizador não está limitado a receber as informações que o computador lhe envia, pode interagir com ele e decidir o desenrolar da apresentação.
Baseados em páginas:

  • Os tipos de produtos multimédia baseados em páginas são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos média tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais. Estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado. Para estes conteúdos, o tempo não faz parte da sua semântica, sendo a sua localização espacial o aspecto que importa considerar.
Baseados no tempo:

  • Os tipos de produtos baseados no tempo são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.  O tempo faz parte do próprio conteúdo. Se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo dinâmico for modificada, o significado do conteúdo pertencente a um dos tipos de media dinâmicos também se altera.
Representação Digital:

A representação digital da informação é a primeira caracteristica dos sistemas multimédia. Consiste em reduzir os médias, que estimulam os nossos sentidos, a padrões de dígitos binários que são manipulados pelos computadores.


Qualquer valor numérico, letra, carácter, ou outro tipo de informação pode ser codificado sob a forma de um conjunto de bits, no que se designa por "informação digital".
Na computação são usados dois estados: 0 e 1.
Por exemplo, conversão de binário para decimal:

 
ou vice-versa (decimal para binário):




Divide-se sucessivamente o número decimal pela base 2


A digitalização de um sinal analógico é composta pelas fases deamostragem, quantização e codificação.

Amostragem:

  • É o processo que permite a retenção de um conjunto finito de valores discretos dos sinais analógicos. Como um sinal analógico é contínuo no tempo e em amplitude, contém um número infinito de valores, dificultando o seu processamento pelo computador. Assim, há necessidade de inicialmente amostrar o sinal analógico.

Quantização:
Depois de amostrado o sinal analógico, sob a forma de amostras é preciso quantificar a infinidade de valores que a amplitude do sinal apresenta. O circuito eletrónico que efectua esta conversão designa-se por conversor analógico-digital.

Codificação:

Os valores das amplitudes, depois de quantificados, precisam de ser codificados para poderem ser representados por uma sequência de bits com valor 0 ou 1.

Recursos necessários:

Para o desenvolvimento e a execução de conteúdos e aplicações multimédia, existe um conjunto de recursos de hardware, software e suportes de armazenamento de informação que podem contribuir, de acordo com as suas características e capacidades, para um acréscimo da sua qualidade.

Hardware: Dispositivos de SAÍDA:

  • colunas;
  • auscultadores;
  • monitor;
Hardware: Dispositivos de ENTRADA/SAÍDA:

  • monitor táctil;
  • fax;
  • modem;

Hardware: Dispositivos de ARMAZENAMENTO:
  • CD;
  • DVD;
  • pendrives;



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