segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Fichas de Trabalho:

Inteligência Artificial:

Inteligência Artificial é hoje um domínio do conhecimento cada vez mais ‘na moda’. Dela fala-se, escreve-se, ouve-se falar, lê-se. Mas saberemos nós o que é na verdade esta ciência, o que estuda, que aplicações práticas tem? A verdade é que muitas vezes os nossos conhecimentos sobre Inteligência Artificial (I.A.) não vão além do ‘isso tem qualquer coisa a ver com computadores, não é?’

A Inteligência Artificial é por um lado uma ciência, que procura estudar e compreender o fenómeno da inteligência, e por outro um ramo da engenharia, na medida em que procura construir instrumentos para apoiar a inteligência humana.

Não é muito difícil obtermos exemplos de IA: das aplicações mais simples às mais complexas, sempre que temos a necessidade de que o computador tome decisões de forma reativa ou pró-ativa em relação às informações apresentadas pelo ambiente ou a fim de resolver um problema, temos algum exemplo de Inteligência Artificial.

Dos robôs industriais aos jogos de computador, vários são as aplicações onde podemos aplicar Inteligência Artificial a fim de conseguirmos melhores resultados.
Dentre as diversas aplicações de IA, podemos destacar:



Processamento de linguagem natural - por meio do processamento dos sinais de voz ou texto, o computador é capaz de identificar a informação enviada pelo usuário, processá-la e responder-lhe de forma coerente. Atendentes/assistentes virtuais são um excelente exemplo onde o emprego de processamento de linguagem natural pode ser usado a favor das pessoas;



Reconhecimento de padrões - de forma similar ao anterior, por meio de análise de um conjunto de dados (que podem ser visuais, sonoros, elétricos, etc.) o computador é capaz de classificar a informação e encontrar aquilo que lhe é relevante. Um exemplo de seu uso é na segmentação e interpretação de placas de automóveis em fotografias de radares, ou o funcionamento de sistemas de OCR para escanear e identificar textos em imagens; 


Desenvolvimento de sistemas especialistas - sistemas especialistas são sistemas desenvolvidos com o intuito de auxiliar o ser humano em uma tarefa específica. São conhecidos como especialistas porque geralmente são elaborados com uma grande base de dados sobre o assunto, o que os torna “especialistas no assunto”; 


Criação de simuladores - o uso de simuladores, principalmente na educação, treinamento e/ou entretenimento, tem chamado a atenção de diversos pesquisadores. Por meio do emprego de um ambiente capaz de “aprender”, de reagir às ações do usuário, podemos melhor avaliar o desempenho do mesmo. Hoje, até mesmo em análises de ambiente podemos encontrar o uso de simuladores com IA, um exemplo disso é em análises periciais. 



Robótica:

O termo robótica refere-se ao estudo e à utilização de robots. A robótica tem como objectivo a automatização de tarefas que podem ser executadas pelo homem.


Biometria:

Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente.

Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controlo do ponto, controlo de acessos, etc. Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as impressões digitais dos dedos, a retina ou íris dos olhos.

A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas.







Sem comentários:

Enviar um comentário