1.Uma
linguagem de programação é um
método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto
de regras sintácticas e semânticas usadas para definir um programa de computador.
Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados uM
computador vai actuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e
quais acções devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de
programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.
2.
a) Linguagem de
programação de alto nível é como se chama, na Ciência da Computação de linguagens
de programação, uma linguagem com um nível de abstracção relativamente elevado,
longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Desse modo, as
linguagens de alto nível não estão directamente relacionadas à arquitectura do
computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer
características do processador, como instruções e registadores. Essas
características são abstraídas na linguagem de alto nível.
Por se tratar de uma classificação subjectiva, isto é, sem limites
bem definidos, não é possível afirmar que "determinada linguagem pode ser
mais humana que outra". Apesar disso, por questão de
praticabilidade e objectividade, a classificação geralmente se limita em
"linguagem de alto nível" e "linguagem de baixo nível".
b) Um programa em código
de máquina consiste de uma sequência de números que significam uma
sequência de instruções a serem executadas. É normal a representação da
linguagem de máquina por meio de números constantes e variáveis em sistema
binário ou sistema hexadecimal. Alguns computadores também têm seu opcodes
representados no sistema octal. Os programas de computador raramente são
criados em linguagem de máquina, mas devem ser traduzidos para serem executados directamente pelo
computador.
Assembly ou linguagem de montagem é uma notação legível por humanos para o código
de máquina que uma arquitectura de computador específica usa, utilizada para
programar dispositivos computacionais, como microprocessadores e microcontroladores.
A linguagem de máquina, que é um mero padrão de bits, torna-se legível pela
substituição dos valores em bruto por símbolos chamados mnemónicos
Linguagem de programação de alto nível é como se
chama, na Ciência da Computação de linguagens de programação, uma linguagem com
um nível de abstracção relativamente elevado, longe do código de máquina e mais
próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão directamente
relacionadas à arquitectura do computador. O programador de uma linguagem de
alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções
e registadores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto
nível.´
3. O primeiro trabalho de linguagem de programação foi criado para
um computador que existia, criado por Ada Lovelac. O projeto da primeira
calculadora mecânica programável foi idealizado por Charles Babbage que, após
gastar fortunas e um longo tempo, não conseguiu concretizar o projeto. A
linguagem de programação ADA foi batizada em homenagem a esta primeira
programadora.
Uma das primeiras linguagens de programação para computadores foi
provavelmente Plankalkül, criada por Konrad Zuse na Alemanha Nazista, mas que
teve pouco ou nenhum impacto no futuro das linguagens de programação.
O primeiro compilador foi escrito por Grace Hopper, em 1952, para
a linguagem de programação A-0. A primeira linguagem de programação de alto
nível amplamente usada foi Fortran, criada em 1954. Em 1957 foi criada B-0,
sucessora da A-0, que daria origem a Flow-Matic (1958), antecessor imediato de COBOL,
de 1959. O COBOL foi uma linguagem de ampla aceitação para uso comercial. A
linguagem ALGOL foi criada em 1958-1960 O ALGOL-60 teve grande influência no
projeto de muitas linguagens posteriores.
A linguagem Lisp foi criada em 1958 e se tornou amplamente
utilizada na pesquisa na área de ciência da computação mais proeminentemente na
área de Inteligência Artificial. Outra linguagem relacionada ao campo da IA que
surge em 1972 é a linguagem Prolog, uma linguagem do paradigma lógico.
A orientação a objetos é outro marco importante na história das
linguagens de programação. A linguagem Simula 67 introduz o conceito de classes.
A linguagem Smalltalk expande o conceito de classes e se torna a primeira
linguagem de programação que oferecia suporte completo à programação orientada
a objetos. A linguagem C++ (originalmente conhecida como C com classes)
populariza a orientação a objetos.
Diversas linguagens de programação surgiram desde então, grande
parte orientadas a objetos. Entre estas incluem-se C♯,] VB.NET, Java, Object
Pascal, Objective-C, Python, SuperCollider e Ruby.
4. Um
algoritmo é, num certo sentido, um programa abstrato — dizendo de outra forma,
um programa é um algoritmo concretizado. No entanto, os programas são, à
exceção dos menores, visualizados mais facilmente como uma coleção de
algoritmos menores combinados de um modo único — da mesma forma que uma casa é
construída a partir de componentes.
Dessa forma, um algoritmo é uma descrição de como um
computador pode ser levado a executar uma operação simples e específica, como,
por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade que na
verdade implementa uma ou mais operações de forma que seja útil para as
pessoas.
FONTE WIKIPÉDIA.
Sem comentários:
Enviar um comentário